SER MENINA NO BRASIL CONTEMPORANEO - MARCACOES DE GENERO EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES

SER MENINA NO BRASIL CONTEMPORANEO - MARCACOES DE GENERO EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES
isbn13
R$ 63,48

A nova geração de meninas promete fortalecer a cultura de equidade de gênero. A grande maioria das entrevistadas pela pesquisa "Ser Menina..." gosta de ser menina e não quer que os meninos sejam melhores do que elas. Contudo, o desenvolvimento dessa potência das meninas vai depender do grau de resistência e protagonismo delas diante de disputas simbólicas entre dois projetos: o do treinamento dos papéis tradicionais quando a elas são relegadas a maior carga dos afazeres domésticos e têm o seu lazer e diversão muito mais controlado do que seus irmãos ou de outros meninos do seus circulo de relações; ou, o da excessiva preocupação com a ditadura da estética feminina. Este livro, baseado em pesquisa empírica de escuta qualificada de cerca de duas mil meninas, reflete o fazer gênero de meninas brasileiras em um contexto de desigualdades marcados por discriminações e violações mas, também, por possibilidades e direitos.  Nossa expectativa é que possa contribuir para construir uma ponte entr